Turismo Sustentável & Infância

turismo_sexual.jpgO papel do MTur, por meio do Programa Turismo Sustentável & Infância, é o de agir na prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos do turismo.

Somando as ações de 2006 e 2007, ao todo, foram sensibilizadas em todo o país, por meio de seminários e palestras, 57 mil pessoas da cadeia produtiva do turismo para agir contra a exploração, evitando que ocorram em suas dependências e denunciando casos para averiguação e devidas providências.

E o salto de qualidade que estamos dando à ação do MTur pode ser conferido na implantação do Projeto Piloto na cidade de Fortaleza, onde estão sendo qualificados 300 jovens em situação de vulnerabilidade social para inclusão no mercado de trabalho junto aos segmentos do turismo. Essa iniciativa faz parte de um convênio assinado entre o Ministério e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e conta com 46 parceiros, entre governo, iniciativa privada, organizações internacionais e não-governamentais. O projeto em Fortaleza foi apresentado para representantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Após a implantação na capital cearense, o projeto deverá ser expandido a outras cidades brasileiras.

O MTur também tem apoiado projetos dos estados em campanhas de comunicação que advertem a população e turistas que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, estimulando denúncias pelo Disque 100. No Amazonas, por exemplo, o MTur atuou, durante a Festa de Parintins, maior manifestação cultural da localidade. Também houve ações em festas regionais: Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Parada Gay (SP). Mais um trabalho se desenvolveu durante os Jogos Pan-Americanos (RJ).

E, por fim, informo que foram aprovados 28 Convênios, no exercício de 2007, totalizando R$ 4,4 milhões de investimentos em materiais informativos e campanhas de sensibilização nos estados. Houve trabalhos em comunidades, ações públicas de sensibilização, atuando junto a escolas e famílias. Também há pesquisas que hoje estão em andamento para diagnosticar a extensão da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Assessoria de Imprensa do MTur

Tags: , , , , , , , ,
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO: