Marta e cinco ministros de Lula participam de seminário

Marta escala ministros para ajudar campanha

Cinco membros do primeiro escalão do governo Lula participarão de debates com petista

marta_lula_pacbaixa.jpg

Clarissa Oliveira – O Estado de São Paulo

Em mais um esforço para aproximar sua imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-ministra Marta Suplicy (PT) vai trazer o governo para dentro do debate sobre os principais problemas da cidade de São Paulo. A convite da petista, cinco ministros de Lula virão a São Paulo nas próximas semanas para discutir alguns dos principais temas que estarão no programa de governo que está sendo desenvolvido pelo PT para as eleições deste ano.

Todas as terças-feiras por um período de cinco semanas, um representante do governo virá à Capital. De acordo com articuladores da campanha de Marta, os debates fazem parte de uma ampla estratégia para aproximar a imagem da pré-candidata petista à do presidente Lula e usufruir ao máximo dos altos índices de popularidade do governo. Um dos principais pontos do plano para a corrida municipal é colocar Marta como a candidata ideal para aprofundar na cidade as mesmas mudanças realizadas pelo governo Lula na esfera federal.

Oficialmente, o convite aos ministros foi feito pelo Diretório Municipal do PT. Mas petistas reconhecem que Marta conversou pessoalmente com cada um para pedir a presença. Além disso, consultou Lula, que deu carta branca para a realização dos eventos.

Adicionalmente, dirigentes do PT avaliam que será possível formar uma “massa crítica” sobre os principais problemas da cidade. Além disso, parte das idéias surgidas nos debates poderá ser aproveitada no programa de governo de Marta, que está em fase de finalização.

O primeiro debate será realizado amanhã, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, além de Marta e especialistas. Elas discutirão o tema central da campanha: mobilidade urbana, transportes e trânsito.

A base do debate será o projeto de mobilidade para a Copa de 2014, elaborado por Marta quando estava no Ministério do Turismo. A proposta prevê medidas como a construção de 65 km de metrô e 279 km de corredores de ônibus em São Paulo.

No dia 17, Marta receberá o ministro Fernando Haddad para falar sobre educação. No dia 24, será a vez do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Em 1 de julho, o ministro da Justiça, Tarso Genro, tratará de violência urbana. O ciclo será encerrado com um debate sobre habitação, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Zarattini deve ser coordenador

Clarissa Oliveira

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), membro do time de aliados da ex-ministra Marta Suplicy na capital paulista, deverá ser o coordenador da campanha petista pela Prefeitura de São Paulo. A escolha, segundo articuladores da candidatura de Marta, será sacramentada em reunião marcada para hoje à noite, pela Executiva Municipal.

Até agora encarregado de coordenar as negociações da campanha de Marta, o vereador e presidente municipal do PT, José Américo Dias, chegou a ser visto como a escolha ideal para a vaga. Américo, entretanto, é candidato a mais um mandato na Câmara Municipal e não poderia se dedicar com o mesmo empenho aos preparativos da disputa pela prefeitura paulistana. Com Zarattini, afirmam petistas, Marta contará com alguém “em tempo integral” na posição.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 COMENTÁRIOS PARA "Marta e cinco ministros de Lula participam de seminário":

Comentado por rafael j em 09/06/2008 - 12:47h:

é um ótimo começo de campanha, com um debate crítico sobre as questões fundamentais da cidade.

Só falta esclarecer, onde se dará os tais debates, e se eles são abertos ao público, seria uma ótima oportunidade para envolver a população na busca por soluções para São Paulo, convocando movimentos sociais, associaçoes de bairros, universidades etc ,para estes debates seria uma forma de engajar uma massa crítica em torno da candidatura Marta.

Comentado por rafael j em 09/06/2008 - 13:02h:

o hoje ministro Fernando Haddad , foi um dos responsaveis pela implementação dos CEUS na cidade.

Comentado por Penha em 09/06/2008 - 15:16h:

Rafael, os debates acontecerão no sindicato dos engenheiros na rua Genebra, é ao lado da camara municipal de São Paulo.Pelo folheto que recebemos no encontro com Marta na sexta, é para filiados.Mas nosso partido é democratico né…bem diferente do que se vêe por aqui, nesta capital amada…atualmente, quem dá sugestão é persona não grata na administração, estando dentro ou não…coisa de quem não tem segurança e nem comprometimento com a democracia…mas já esta chegando ao fim…afeee…faltam 4 meses…conto nos dedos…

Comentado por Tony José em 09/06/2008 - 19:25h:

Isso é a confirmação do que já se sabe: será que os Ministros não tem o que fazer na Capital Federal, que estão disponíveis para a Campanha da Dona Marta?????
Ahhh Brtasil, Relaxa e Gooza…

Comentado por Penha Silva em 10/06/2008 - 21:00h:

Tony meu querido…ministro não deve ficar apenas em gabinete, deve sim ir até o povo e esclarecer.

Mas sei que vc não é acostumado com tamanha façanha…talvez goste mais dos que nos bastidores tomam suas resoluçãos, e de preferencia auxiliando algum grupo economico, sem nenhum comprometimento com o desenvolvimento do país…será que vc ainda não percebeu que quem relaxou e gozou aos montes com a cara de todos nós, foram os contatos com ALSTON,DETRANS RIO GRANDE,PRIVATIZAÇÕES EXDRUXULAS? opa…em terra de cego…o único olho pode não ser o da testa!

Comentado por Penha Silva em 10/06/2008 - 21:00h:

ops; resoluções…