Alívio para as dores e o cansaço

http://www.lacoctelera.com/myfiles/reflexologiaparati/Esqueleto2.jpg

Novos tratamentos melhoram a vida de que tem doença reumática

Antônio Marinho* – O Globo

Há alguns meses, Natália Souza, de 35 anos, começou a se queixar de dores por todo o corpo e crises de enxaqueca; vivia cansada, desanimada, dormia mal e, sem qualquer motivo, sentia profunda tristeza. Depois de sofrer muito, passar por vários médicos e exames sem diagnóstico, deu sorte de achar um especialista. Soube que tinha fibromialgia.
Esta síndrome, cuja principal causa é o estresse e o estilo de vida moderno, é só uma das cem doenças reumáticas existentes, das quais a mais conhecida é a artrite. Para aumentar o conhecimento sobre essas doenças, a Sociedade Brasileira de Reumatologia lançou este mês uma campanha de esclarecimento à população.

Casos de difícil diagnóstico

Na campanha “Reumatismo é coisa séria”, a sociedade (www.reumatologia.com.br) quer incentivar o diagnóstico precoce e mostrar que as dores, em qualquer idade, têm alívio.
Um exemplo é a fibromialgia, que ataca 3% a 5% da população, com pico entre os 30 anos e 55 anos (80% mulheres) e afeta todo o corpo.
A maior dificuldade na fibromialgia é o diagnóstico. Uma cena comum é o indivíduo peregrinar por diversos médicos com dor generalizada. Ele gasta o que não tem com exames sofisticados e remédios, sem necessidade, segundo Evelin Goldenberg, doutora em reumatologia pela Unifesp e médica do Hospital Israelita Albert Einstein. O mal muitas vezes é acompanhado de depressão, inchaço, hábito de ranger os dentes no sono, problemas intestinais e dormência.

— Consultas rápidas baseadas em exames não têm qualquer valor. O diagnóstico é clínico.
Deve-se levar ouvir a história emocional e social desde a infância — diz Evelin, autora de “O coração sente, o corpo dói, como reconhecer e tratar a fibromialgia” (Ed.Atheneu).
Evelin já viu casos de pessoas com câncer e lúpus diagnosticadas com fibromialgia e vice-versa. Há pessoas que recebem tratamento para hérnia de disco, passam por fisioterapia e não melhoram porque seu problema é fibromialgia.
Geraldo Castelar, diretorcientífico da Sociedade Brasileira de Reumatologia, reforça que o diagnóstico é clínico, baseado em queixa de dor generalizada (pelo menos de 11 a 18 pontos do corpo), por mais de três meses.

— O tratamento deve envolver reumatologista, profissional da área da saúde mental, fisioterapeuta e professor de educação física — diz.
Às vezes, é preciso tomar remédios pelo resto da vida.
Não há pílula mágica, e o que funciona para um pode não ser bom para outro paciente.
Segundo o reumatologista Eduardo Sadigurschi, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, com o alívio da dor, o indivíduo tem boa qualidade de vida.
As dores no corpo podem ter outras causas, como, por exemplo, artrose e artrite reumatóide.
Na artrite, a inflamação pode começar numa infecção da articulação, como no caso da febre reumática.
Sem tratamento, cerca de 30% dos pacientes se tornam permanentemente incapacitadas em quatro anos. E chegam a perder 15 anos de expectativa de vida. Contra artrite os médicos receitam antiinflamatórios e analgésicos, mas a destruição do tecido continua.
Os maiores avanços são drogas biológicas que bloqueiam a atividade de substâncias envolvidas na inflamação, mas elas são caras. Há seis medicamentos desse tipo nos EUA e três em fase de aprovação.
Os resultados dos estudos com essas drogas parecem promissores. O americano Alan Moore, de 59 anos, sentiu os primeiros sinais da doença em 2001. Ele entrou num protocolo de pesquisa com uma droga biológica injetável e diz ter melhorado.

— Em alguns dias os sintomas praticamente desapareceram — conta Moore.
Segundo pesquisadores, em pacientes com doença moderada a grave a combinação de diferentes medicamentos pode ser a melhor opção. Em artigo na revista médica “Lancet”, o reumatologista Joel Kremer, frisa que é importante levar em conta o custo benefício.
O tratamento com agentes biológicos custa até US$ 18 mil por ano: — A abordagem inadequada da artrite reumatóide leva a cirurgias, causa baixa produtividade e perda de qualidade de vida, além de aumentar o risco de infecções e doença cardiovascular — afirma Kremer.
O tratamento da doença é mais eficaz quando iniciado no primeiro ano após os aparecimento dos sintomas, diz o especialista.

http://www.beliefnet.com/healthandhealing/images/FW00007.jpgSAIBA MAIS SOBRE AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES

A causa exata é desconhecida. Cientistas afirmam que pessoas com artrite têm um sistema imunológico mais ativo, que produz em excesso proteínas normalmente encontradas no organismo e chamadas TNF-alfa (fatoralfa de necrose tumoral). Elas se acumulam nas articulações e causam a grave inflamação nas juntas, principalmente das mãos e dos pés, destruindo aos poucos a cartilagem e os ossos, causando dor, deformidades e limitando os movimentos, segundo a reumatologista Evelin Goldenberg. Atinge 1% da população mundial e a prevalência aumenta com a idade (de 5% em mulheres com mais de 55 anos).

SINTOMAS DA ARTRITE

Juntas rígidas como se estivessem enferrujadas, ao acordar pela manhã. Esta rigidez articular pode durar mais de uma hora. Fadiga inexplicável, inchaço e vermelhidão das articulações, principalmente das mãos, são outros sinais. Os pacientes têm erosão nas articulações rapidamente: 40% em 6 meses e 70% em dois anos.

PREVENÇÃO

Como não se conhecem as causas, não há prevenção, segundo Evelin. A artrite não é hereditária nem contagiosa.

TRATAMENTO
Apesar de a artrite reumatóide ser incurável, a pessoa pode ter boa qualidade de vida. De acordo com a gravidade, o médico pode receitar analgésicos, antiinflamatórios hormonais e não-hormonais, drogas anti-reumáticas modificadoras da doença e medicamentos biológicos (bloqueiam a atividade da TNF-alfa).

A FIBROMIALGIA

É uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, caracterizada pela presença de dor músculo-esquelética difusa, ou seja, por todo o corpo e com múltiplos pontos dolorosos. O principal fator é o estresse, mas pode ser desencadeada por virose e até acidente traumático. É causada pelo aumento de compostos que produzem dor e diminuição de substâncias que aliviam o sintoma, como serotonina, noradrenalina e dopamina. O diagnóstico é exclusivamente clínico. O tratamento é sintomático e consiste no uso de medicamentos antidepressivos, anticonvulsivantes e analgésicos, associados a exercícios físicos, acupuntura e psicoterapia, dependendo da avaliação médica.

* Com o “New York Times”

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

74 COMENTÁRIOS PARA "Alívio para as dores e o cansaço":

Comentado por Sylvia Manzano em 25/08/2008 - 01:09h:

Adoro tratamentos abrangentes assim, que percebem que o ser humano é muito mais complexo do que sonha a nossa medicina higienista atual.
Na verdade hoje em dia, eles querem nos tranformar em máquinas que funcionem bem, mas a mente é um tanto rebelde à tanta burocracia reducionista.
Afinal, a alma está repleta de corpo e o corpo de alma, é tudo tão embricado, que fica ridículo querer explicar tudo só pelo lado físico, objetivo, racional.
O grande problema mesmo, na minha opinião, é que fugimos de nossa subjetividade, como o diabo foge da cruz e dá no que dá.
Afinal, os laboratórios precisam faturar, estgá na moda tudo quanto é tipo de exame, fazer tomografia é o máximo e médico nenhum mais faz um diagnóstico, não faz exame clínico, de apalpar os órgãos dos pacientes e ver as alterações com as mãos.
Os médicos gregos com a ponta da língua provavam a urina dos pacientes e dali deduziam as doenças.
Imagine isso hoje em dia, em que os médicos mal olham na cara dos doentes.

Comentado por Míriam V. M. Martins em 26/08/2008 - 13:55h:

Sou portadora de fibromialgia e fui enfim diagnosticada há dois anos,quando meu otorrino desconfiou e me encaminhou a reumatologista.
Me preocupo com o efeito negativos que uso dos medicamentos à cima referidos possam causar,pois fiz uso de vários deles sem sucesso e fiquei com um comportamento completamente instável, trancada no quarto ,irritadíssima,querendo inclusive bater nas pessoas.
Senti como se estivesse ficando louca.
Tenho relatos de outros dois casos parecidos com o meu.
Acho que o uso desses medicamentos não são tão eficazes e que realmente,cada caso é um caso,e que todos devem ser tratados com muita cautela.

Comentado por Sylvia Manzano em 26/08/2008 - 22:26h:

Ô Favre, que saudades.
Onde anda você?

Comentado por monica em 27/08/2008 - 08:17h:

onde está vc?
….as dores nas costas estão impedindo seus comentários?

Comentado por izildinha em 08/12/2008 - 01:53h:

Há quase 3 anos, fui operada de um estreitamento de canal lombar, antes de operar, passei 2 anos com dores de enlouquecer, agora, depois de operada, aquela dor crucial desapareceu, mas tenho dores generalizadas por todo corpo, fico muito irritada porque sinto fadiga, cansaço, mas me cuido muito, estou sempre procurando uma nova alternativa de vida.Escrevo muito, sou poetisa e quando consigo escrever e editar o que escrevo, até me sinto melhor, tenho 56 anos, tomo anti depressivos sempre, sei que preciso deles para viver, mas não me acostumo com a dor, batalho para poder me livrar dela.
Um abraço!

Comentado por tereza em 29/01/2009 - 20:31h:

estava esperançosa,procurando algo que me disesse,aqui está a cura ou pelo menos o alívio,depois que li a reportagem e orelato de assocoações,medicos e por vocês minhas queridas,acabei concluindo que so nos resta chorar,parece que perdi a esperança,não vou saber lidar com esse sofrimento tão triste,parece até tortura,mas vou tentar superar e confiar em DEUS,pelo menos para nos ajudar a suportar esse sofrimento,desejo a todos nos MUITA BOA SORTE E AJUDA DE DEUS .Abraços

Comentado por ELI DOS SANTOS em 12/02/2009 - 07:55h:

SINTO DORES CONSTANTES, QUE NÃO DIMINUEM NA LATERAL DOS JOELHOS,NAS JUNTAS DOS DEDOS, OMBROS E BRAÇOS. SERIA SINTOMAS DE FIBROMIALGIA? QUE ESPECIALISTA DEVO PROCURAR?

Comentado por anabela em 12/03/2009 - 09:17h:

tenho um filho de 10 anos que sofre de dores nas pernas do joelho para baixo,nao encontram nada ,tem dias que se arrasta e nao o consigo ajudar
agora tem um cansaço generalizado ,dores de cabeça e muitos enjoos. quando faz caminhadas ou ginastica vem tao doente que so deitado e com anti-inflamatorios e que lhe aliviam as dores .alguem me pode me ajudar

Comentado por Antonio M Grzybovski em 15/04/2009 - 05:08h:

ola, tenho dores que sao por todo o corpo, mas nao todo de uma vez, agora por exemplo esta me doendo o joelho direito,fazem +- 30 horas ,comeca do nada uma dor minima e vai aumentando ate chegar ao maximo apos umas 24 horas, ai comeca a diminuir e em no prazo de 48 horas nao sinto mais nada, ai durante um periodo de tempo indeterminado fico sem dores (pode ser uma semana ou maximo de tres meses), a dor aparece novamente ou no mesmo lugar ou outro do corpo, sempre nas articulacoes, nao incha, nao fica vermelho, joelho,calcanhar,dedos, fiz varios exames e nao foi constatado nada, tomo piroxican quando a dor fica muito forte, mas geralmente evito remedios

Comentado por carlos chesmam em 10/05/2009 - 05:35h:

tenho muita dor no braço na perna esquerda sinto dor na coluna fiz exame o médico diz que é artrose o que eu devo fazer ou tomar para melhorar está dores.

Comentado por Dilma em 01/07/2009 - 17:59h:

Minha mãe tem fibromialgia, dá muita dó dela, por que remédio nenhum passa a dor.

Eu tenho sintomas da fibromialgia mais não foi diagnosticada. É horrível doe por toda parte do corpo.

Comentado por iria em 20/07/2009 - 18:26h:

ola,doi-me todas as articulacoes osseas,sai-me manchas vermelhas nas pernas, do joelho para baixo e por baixo dessas manchas se sente caroços que com o escurecimento das manchas vermelhas se disolvem, mas as manchas escuras persistem e a dor no corpo tambem ,ja fui ao medico e me fizeram exames mas nao sabem o que e,!!! tenho 30 anos e ja faz mais de dois meses que estou assim,vivo em espanha e aqui nao me deram ainda resposta!agradecia que me pudessem ao menos aclarar-me algo!obrigado e melhoras para todos!!!!!

Comentado por amanda em 29/07/2009 - 10:48h:

olá iria. vc ja tentou tomar o chá de semente de sucupira? a receita é 12 semente de sucupira em 3 litro de agua fervente, tomor um litro e meio ao dia como se fosse agua, durante uma semana, depois disso manter tomando 3 copos ao dia , ate se sentir curada, eu fiz essa receita e fui curada. boa sorte.

Comentado por amanda em 29/07/2009 - 10:53h:

olha iria vc amassa as semente da sucupira, procura uma panela que vc nao usaria mais , porq ela solta uma rezina q gruda na panela e é dificil de retira.

Comentado por Nádima Maria Orfali em 16/11/2009 - 12:37h:

Tenho muitas dores no corpo todo que não me deixa descansar. Por favor como faço para tratar, qual o médico que devo procurar. Grata.

Comentado por Antônia R. silva em 25/01/2010 - 11:42h:

Tenho 35 anos de idade. ja tem uns 7 aos que venho sentindo muitas dores. Fiz alguns exames, descobri que tenho. Artrite, reumatismo, tendinite, bulcite osteoporose na coluna e érnia de disco na junta do pescoço. Gostaria que me ajudassem, ficarei muito grata. Que Deus os-ilumine.

Comentado por Neide em 20/02/2010 - 12:17h:

Sabem de uma coisa. Há exatamente 7 anos fui diagnosticada no HCE-RJ por uma junta médica composta de médicos especialistas em diversas partes do corpo. Tive esse previlégio, pois trabalho na área de saúde e um dos meus chefes (médico tb deste hospital), me levou para uma consulta, pois eu já tinha feio todos os exames de imagem, sangue, urina e nada. Eu estava sendo tratada por ortopedistas, sem resposta nenhuma. Entrei na hidroginástica, tomei uma quantidade louca de analgésicos, anidepressivos e até morfina para alívio das dores que me deixavam de cama 5 dias sem poder me mecher, só me levantava p/ir ao banheiro mesmo assim com ajuda. E hoje 7 anos depois trato-me com um dos melhores reumatologistas e mesmo assim nada. Exatamente nesta hora que estou escrevendo, estou no meu serviço urrando de dores por todo o corpo, vim trabalhar, pois estou de plantão, mas a poder de analgésicos, há 3 meses estou numa crise horrível. Deixo aqui meu relato, sou mais uma na luta contra a FIBROMIALGIA que até aqui não tem cura e nem remédio. Minha maior tristeza é saber que a medicina não descobre nada para nos ajudar. Então só nos resta pedir a Deus que nos alivie deste mal tão terrível, não desejo isto nem p/um cachorro.
SERÁ QUE UM DIA A CURA APARECERÁ?

Neide

Comentado por Adriana cordeiro em 18/03/2010 - 22:07h:

Sinto muitasdores nas minhas mãos e pernas, e as vezes dormencia! sera que pide ser fibromialgia?

Comentado por jarbas batista de almeida em 24/05/2010 - 15:21h:

Olá
sofro com dores generalizadas por todo o corpo todos dias,as vezes duram o dia todo ou algumas depois vai embora no dia seguinte unas 2 horas depois de me levantar começa tudo outra vez, fico muito mal e agora esta vindo c/ ancia de vomito. tenho 77 anos e gostaria muito que me indicasse um médico pra me ajudar pois estou perdendo até o gosto de viver, além disso ytenho 3 herneas de disco, peço por favor que me ajude. pen´so até em ir para sao paulo procurar tratasmento mais nem mesmo consigo sair de casa as dores são intensa vivo a bese de codatem e outros analgesicos e nada melhora.
agurdo ajuda
abraços
jarbas

Comentado por edleusa em 25/05/2010 - 17:04h:

Olá
Tenho 35 anos e há alguns meses estou sentindo dores nos braços principalmente no braço esquerdo sempre que faço qualquer movimento rápido,dores nos cotovelos, nas falanges dos dedos da mão esquerda sempre ao acordar e nas pernas. ultimamente estou me sentindo muito cansada e sem disposições para realizar minhas atividades diárias.por favor me ajude. Qual o tratamento que eu devo procurar? aguardo respostas. obrigada pela atenção.

Comentado por edleusa em 25/05/2010 - 17:13h:

Sinto uns estalos nos ossos do quadril esquerdo quando estou andando,como se estivesse algum “osso solto” e faz um barulhinho que as vezes,quem está andando do meu lado ouve os estalos. não doi, mas apenas incomoda. O que isso pode ser? será que pode ser algum desgaste de osso? por favor gostaria de obter informações sobre esse problema. obrigada pela atenção.

Comentado por junia em 27/05/2010 - 13:45h:

sou motorista de onibus coletivo e estou afastada desde de 26/01/2009 por causa de fratura do escafoide,mas depois de fisioterapia e tratanentos me liberaram para voltar ao trabalho;mas porem antes do afastamento eu sentia fortes dores do lado esquerdo( ombro, braço, pernas…)
exames feitos detectaram tendinite supraespinhal e voltei ao afastamento por mais ou menos 3 meses junto com fisioterapia e remedios analgesicos porem continuo sentindo muitas dores mas quando vou a pericia do inss eles teimam em dizer que nao tenho nada e alem disso levantam meu braço com ignorância fazendo com que eu saia com dores horriveis,com a liberaçao do inss,fui a empresa mas ao ser consultada pelo o medico do trabalho e com os relatorios do meu medico nao autorizando a volta ao trabalho, tive que marcar uma nova pericia, sinto que somos jogados a Deus dara pois ´nimguem´acredita nessa doença, todos acham que é pura preguiça.por favor me ajudem.meu tel: 31 97081791

Comentado por neide em 01/07/2010 - 00:54h:

neste momento estou sentindo muitas dores no corpo todo, já fiz tratamento para fibromialgia e comecei um tratamento para depressão, as dores haviam desaparecidas, há mais ou menos um ano, mas faz umas duas semanas que as dores voltaram mais fortes ainda, vou ao meu psicanalista na semana que vem para saber no que ele pode me ajudar. Já tomei muito dorflex que é o único que faz passar as dores quase de imediato, mas o médico me proibiu de usá-lo pois está afetando meu fígado, só tomo mesmo em último caso. Vou tomar agora pois as dores estão cada vez pior. Me ensinaram tomar chá da raiz do junco, vou ver se ajuda tbém.

Comentado por ADRIANA em 14/07/2010 - 14:18h:

GENTE SÓ QUEM TEM É QUE SABE O MARTÍRIO QUE É ESSA TAL DE FIBROMIALGIA…OH DOR DESESPERADORA,QUE NADA FAZ PASSAR,ANTIDEPRESSIVO SÓ ME DEIXA SONOLENTA E INCAPAZ DE REALIZAR MINHAS TAREFAS DIÁRIAS,OS ANTIINFLAMATORIOS DETONAM MEU ESTOMAGO…QUE DESANIMO DE VIVER.O PIOR É QUE É UMA DOENCA QUE NINGUEM V.PARECE QUE ESTAMOS MENTINDO.VAMOS TORCER PRA ACHAREM A CURA,MAS ACHO ISSO MEIO COMPLICADO,POIS ACREDITO QUE A FIBRO ESTA MUITO LIGADA A FATORES EMOCIONAIS…VAMOS AO TERAPEUTA MINHA GENTE,ACHO QUE SÓ ASSIM RESOLVEREMOS NOSSAS VIDAS.BOA SORTE PRA TODOS NÓS!

Comentado por Valeria em 03/08/2010 - 18:42h:

oi gente! eu tambem sofro de fibromialgia,ja tomei varios medicamentos tipo antidepressivo e nao
tenho tido melhora espero que os cientistas e medicos descubram logo a cura pois no planeta tem muita gente sofrendo deste mal!

Comentado por ANA PAULA LOPES em 14/08/2010 - 00:15h:

TENHO 26 ANOS COMEÇEI A SENTIR DORES HÁ 3 ANOS JÁ FUI Á VARIOS MÉDICOS REUMATO,ORTO JÁ TOMEI VÁRIOS TIPOS DE REM´EDIOS ATÉ Q COM CORTICOSTERÓIDES ALIVIA UM POUCO,MAS JÁ ENGORDEI 20 KLs O MÉDICO DIZ QUE É ARTRITE REUMATÓIDE MAS NAUM APAREÇE NADA NOS EXAMES.ALGUEM ME AJUDAAAAA

Comentado por neide em 21/09/2010 - 14:44h:

sofro com dores pelo corpo inteiro e não sei o que fazer, alem do mais ja sofro com psoríase, me ajudem.

Comentado por LÚCIA DE fÁTIMA em 28/09/2010 - 09:52h:

TENHO FIBROMIALGIA A 10 ANOS COMO TODOS QUE SOFRE DESTE MAL JÁ PASSEI POR TODAS AS ESPECIALIDADES MEDICAS NEMHUMA COM SUCESSO
AGORA QUANDO VOU AO MEDICO

Comentado por LÚCIA DE fÁTIMA em 28/09/2010 - 09:56h:

ME AJUDEM POR FAVOR ESTOU PENSANDO EM DESISTIR DE TUDO POIS AS TERIVEIS DORES ESTÃO GANHANDO DA MINHA FORÇA DE VONTADE.SINTO QUE ESTOU ENLOQUECENDO COM TANTAS DORES E SABER QUE NÃO TEM NEMHUM TRATAMENTO EFICAZ CONTRA A SIDROME ASSASINA.

Comentado por ITAMAR em 10/11/2010 - 01:45h:

EXPERIMENTE “MURURÉ EXTRA”, JÁ VÍ DORES DESAPARECEDEM COMO POR MILAGRE ( PRINCIPALMENTE ARTICULARES)

Comentado por TErezinha em 10/11/2010 - 23:12h:

Sofro de dores nos braços, ombros e tenho artose, sinto minhas pernas muito cansada…que tratamento devo fazer? Tenho 50 anos.

Comentado por Maria Elizabete de oliveira em 12/02/2011 - 08:25h:

sou evangélica,59 anos,venho deixar uma simples inform.para ajudar todas essas pessoas nas suas dores.Desde que conheci a
sucupira e o cloreto de magnésio não sei
mais o que é dor.Indico que cada um pesquise e tire suas próprias conclusões.
No livro do apocalipse DEUS fala que a cura está nas folhas da árvore…Deus vos abençoe e vos alivie.Amém.

Comentado por waleria em 19/04/2011 - 17:21h:

Estou com dores pelo corpo todo e agora a dor concentrou-se na região inferio abdominal do lado direito.
Pensei que fosse apendicite, mas comecei a ler na internet e acabei vendo que poderia ser essa tal de fibromialgia.
Peço que me ajudem pois estou desempregada e sem convenio médico e tenho muito medo de ir a um hospital publico

Comentado por ONIZETE em 07/05/2011 - 23:16h:

sINTO DORES POR TODO O CORPO,MAS AS PIORES DORES QUE VOCE POSSA IMAGINAR,EM ALGUNS PONTOS DO MEU CORPO POR EXEMPLO O PESCOÇO ESTA SEMPRE MUITO INCHADO.TRISTE E SABER QUE TRATAMENTO OU CURA AINDA NAO EXISTE.

Comentado por vaneide em 11/06/2011 - 20:23h:

Há uns quinze anos o médico detectou as dores que tinha sendo FIBROMIALGIA, fico desesperado imaginando que até hoje os médicos não tenham descoberto um remédio para a cura desse problema tão triste e sério, pois eu tenho tantas dores que não vivo me sinto como que passand pela vida. SOCORRO!!!!!!!!!!!!!

Comentado por tania em 20/06/2011 - 09:21h:

estou com muito medo dessa fibromialgiapois estou ficando aos poucos sem me movimentar direito e de fazer as coisa que fazi antes. estou fazendo hidroginastica. espero que eu malhore..

Comentado por Camila da Silva em 16/07/2011 - 16:30h:

Acredito que temos que confiar mais no Senhor Jesus Cristo e como está escrito lance todos os teus cuidados sobre Senhor, orar diariamente, agradecer e pedir ajuda a Ele e perdoar os que nos ofendem o que nao é uma tarefa fácil, daí teremos saude de espirito e de corpo.

Comentado por maria edijania em 06/08/2011 - 19:45h:

Há uns quatro meses começou uma dor no tornozelo que foi para o pé, joelho, quadril,mudou para o outro lado, foi para os braços, mãos, quase não consigo andar quando me levanto, meus dedos das mãos e pés vivem avermelhados ou arrocheados, estou ficando com medo , já fui no reumatologista mas não me falou nada, tomo uma fórmula para aliviar a dor mas acho que não está resolvendo muito, faço MUAY THAI e estou com medo que isso prejudique, por favor me de uma orientação.

Comentado por Elza em 15/09/2011 - 13:21h:

TENHO 53 ANOS E HA 13 ANOS SOFRO COM OSTEOARTROSE E FIBROMIALGIA TENTEI TDOS OS TRATAMENTOS POSSIVEIS PRA ALIVIAR AS DORES ….MAS TIVE QUE ME SUBMETER A UMA ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO DIREITO NUNCA IMAGINEI QUE A RECUPERAÇAO FOSSE TAO DOLOROSA SE NAO FOSSE MINHA FÉ EM DEUS EU NAO TERIA AGUENTADO O RESULTADO É MEDIO MELHOROU POUCO EU CONVIVO COM DORES 24 HOARAS POR DIA E ALEM DE VIVER CANSADA ….IRRITADA….AS VEZES NAO TENHO FORÇA NEM PRA PENTEAR OS CABELOS OU ANDAR …. AS VEZES TRISTE PORQUE NINGUEM TEM CULPA DA GENTE SENTIR TANTA DOR

Comentado por waldir em 17/09/2011 - 20:51h:

eu tenho uma dor no joelho esquerdopela parte de dentro quando eu acordo naõ consigo colocar o pe no chão e uma dor que doi muito.

Comentado por ROBERTO FAKEITE em 30/09/2011 - 08:55h:

Otimo este comentario .,Parabens

Comentado por margareth em 03/10/2011 - 13:49h:

não sei mais o que fazer com tanta dor sofro muito alguem sabe de alum remedio caseiro que possa aliviar essa dor

Comentado por angela leal em 23/10/2011 - 18:09h:

passei no reumatologista e ele me falou que eu tenho esta doença fibromialgia doença dolorosa… parece que eu tenho meu corpo todo duro, é muito ruim…. angela leal

Comentado por edes pacheco gonçalves em 10/12/2011 - 18:10h:

estou sofrendo a uns tres anos, dores nos joehos, ombros, varias outras articulações e já fui ao reumatologista,ortopedista e estes passaram uns analgésicos,mas as dores estão ficando até piores a cada dia, e pergunta é: o que vou fazer para aliviar estas dores ? se alguem tiver uma solução me passe um e-mail p/favor…Pacheco.

Comentado por aleny em 23/01/2012 - 21:22h:

achei muito interessante saber os sintomais de algumas doenca que arjrigem muitas peessoas

Comentado por Márcia Helena Rodrigues em 24/02/2012 - 09:47h:

Já fiz cirurgia da coluna cervical, artrodese entre C4 e C5, depois cirurgia de síndrome do túnel do carpo. Mas nada melhora a dor que sinto nos ombros, pescoço, braços e tornozelos. Estou fazendo tratamento de artrite reumatóide, com reumatologista. A dor não melhora, tomo três medicamentos, além de hormônios para menopausa e antidepressivos. Estou desesperada, faço natação, hidroginástica e psicoterapia, estou cada vez pior. Além disso trabalho oito horas sem parar. Escrevo muito, principalmente a lápis, sou secretária num centro musical, o barulho de instrumentos está me enlouquecendo. O que faço?

Comentado por jacqueline moraes em 20/03/2012 - 10:14h:

Gostaria de saber se meu filho que possui artrite reumatoide, pode fazer muay thai, está adolescente e fica me dizendo que quer fazer de qualquer maneira. Fico preocupada, acho que é algo muito violento, além de prejudicar as articulações,gostaria de ter uma explicação mais ampla, para poder argumentar com ele. Aguardo a resposta.

Comentado por MARISA DE CASTRO em 10/04/2012 - 14:52h:

Boa tarde a todos, tenho fibromialgia comprovada pelo meu médico reumatologista, já tem 3 anos que faço tratamento, mas não estou aguentando mais trabalhar pois sinto muitas dores pelo corpo todo. Já tenho 28 anos trabalhado e estou com 55 anos, gostaria de saber se posso pedir minha aposentadoria.
Fico grata se alguém puder me responder.
Que Deus abençoe a todos.
Grata

Comentado por zelia em 11/04/2012 - 01:13h:

sinto dores no meu corpo inteiro so quero ficar deitada mais nao alivia doi cada vez mais estou sofrendo a seis meses e preciso trabalhar mais nao tenho animo pra nada me ajudem obrigada.

Comentado por SOROBO em 15/04/2012 - 11:53h:

O problema é o DEUS.

Os doídos pedem pedem pedem para parar de dor mas as dores não passam, ninguém dá a solução.

LOGO O PREOBLEMA É O DEUS QUE NÃO NOS DÁ A SOLUÇÃO OU A CURA IMEDIATA PARA ESSE MONTE DE DOÍDOS.

SOLUÇÃO WATSU NELES.
W A T S U , três vezes por semana. Certo

Comentado por Edmilson em 20/05/2012 - 21:03h:

tenho muitas dores no corpo e quando acordo pela manhã ou qual quer hora quarse não ando com dores no corpo principalmente nos pés juelho, costa, ombros, maõs e punhos.

Comentado por ROSEANA em 21/05/2012 - 23:34h:

estou sentindo muita dorestenho fibromialgia não seimais oque fazer pois todos os remedios me fazem ficar mal,analgesicosnem adianta mais,estou desesperada não seimais oque fazer para trabalhar sintotANTA DOR QUE FICO IRRITADA.

Comentado por sonia em 01/06/2012 - 22:23h:

Voces podem me informar se o psiquiatra trata a fibromialgia? Não aguento mais viver com tantas dores…. Força!!!

Comentado por Sofia em 03/06/2012 - 09:28h:

Há 4 anos comecei a sentir dores nas costas que se estendiam até o joelho. Fiz exames de tomografia e ressonância e fui diagnosticada com 2 hérnias de disco a L4 e L5. De lá para cá sempre que me acometia as dores eu me dirigia a um pronto socorro, era medicada e logo em seguida me sentia bem. Só que há um mês comecei a sentir dores fortes que me incomodam muito, nos ombros, braço direito e articulações. Sinto também dormência nos pés. Houve um episódio há 10 dias que me deixou ainda mais preocupada. Sentir leve dormência na face lado direito e em seguida dor forte de cabeça e senti todo o meu lado direito dar uma travada. Isso foi por alguns instantes apenas e no mesmo dia fiz uma TC e RNM. O neurologista me disse que eu posso ter tido uma leve isquemia e que eu nao tenho hérnia de disco e sim degeneração das vértebras e que as mesmas estao desidratadas.Constatou, ainda, pelos sintomas das dores de cabeça que eu tenho enxaqueca. Tenho tomado alguns medicamentos mas as minhas noites de sono nao sao mais tranquilas como antes. O meu sono era ininterrupto de 7h por noite. hoje acordo sempre com dores no braço direito que tem me incomodado bastante. Eu posso estar com FIBROMIALGIA? Preciso de ajuda de vcs que sentem o mesmo problema e conseguiram alívio. Eu tenho 45 anos, trabalho como gestora numa grande empresa e preciso recuperar a minha energia e vigor de antes. Obrigada!

Comentado por Marcia em 28/06/2012 - 12:16h:

sinto dores já jazem 8 anos, e elas têm aumentadoe têm me deixado muito cansada e desanimda. Sinto muita tristeza, pois tudo que busco não tem me ajudado.Não consigo ter uma vida com boa qualidade, porque fico muito limitada, e não dou conta de acompanhar as outras pessoas. O meu diagnostico é de artrose, na coluna , nas mãos ,e ainda temho uma protese total do joelho direito, que dificulta mais ainda. Será que existe alugma alternativa , para sentir bem estar no meu corpo. Sempre fui dinâmica e isto tem ma colocada com a estima muito baixa.

Comentado por Maria Rita em 07/08/2012 - 10:23h:

Tem dias que acho que vou enlouquecer de tantas dores, e realmente não sei o que fazer mais, os meus dedos dos pés e das mãos dem 24 horas e sinto realmente que s´o Deus pode me ajudar, porque as dores começaram a mais de 15 anos e aumentam a cada dia, que Deus abencoe a todos.

Comentado por dayanne em 10/08/2012 - 08:00h:

eu dayanne tenho essas dores que andan no corpo ha 10anos e nunca sobe o que era sinto dor por todo ocorpo ainda nao descobrir o que e nao consigo fazer nada me ajudem

Comentado por L do Rio. em 11/08/2012 - 17:35h:

TENHO LIDO OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS AQUI E FICO IMAGINANDO, SONHANDO
QUANDO VÃO ENCONTRAR A CURA PARA ESSA TAL DOENÇA? É UM INFERNO A MINHA VIDA. DOÍ TUDO.
TODAS AS MINHAS ARTICULAÇÕES DOEM: JOELHOS, DEDOS, ( dos pés e mãos ) COTOVELOS, PESCOÇO,
COLUNA, ETC….ETC… PQP!!! COMO DOÍ ESSA MERDA!! AS VEZES PENSO EM MORRER POR CAUSA DESSAS DORES. GENTE EU NÃO AQUENTO MAIS!! ALGUÉM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS????!!!

AMANHEÇO COM DOR E ACORDO COM DOR ( isso quando consigo dormir )

Quem puder me ajudar entre no meu e-mail por favor.

mh.leal@ig.com.br

Comentado por L do Rio. em 11/08/2012 - 17:37h:

URGENTE!!!
OBRIGADA.

Comentado por eliana em 17/08/2012 - 09:27h:

tenho muitas dores, desde 2007 que sofro fui diaginoticada com fribomoalgia.fico boa por um meses depois valta tudo novamente,sinto dores no pescoço nos bracos pernas mão dedos tudo.dormencia dor na cabeça minha vida ultimamente tem sinto um horror.por favor entre em contato comigo alguem que tiver essa doença.

Comentado por marcia em 28/08/2012 - 14:05h:

Tenho 50 anos e sempre tive muitas dores de cabeça e imaginava que algum dia minha cabeça iria esplodir de tanta dor , nao tinha remédio que aliviava minhas dores que amanhecia e anoitecia de segunda a segunda com dor. Este ano no dia 10 de maio após passar um dia com dores e já com minha cabeça tao doida que a 15 dias nao conseguia mais pensar direito e se mexer direito andava que nem uma morta viva e se entupindo de remédios as 11:30 da noite tomei banho e fui me deitar com meu marido sempre ao meu lado fiz amor e em seguida me virei um pouco como sempre faço para após ir tomar um banho…nao deu tempo assim que me virei senti minha cabeça paralisar e o corpo em seguida ai disse para meu marido vida nao estou bem me ajuda ele na hora pensou que fosse brincadeira ai repeti já com muito trabalho nao é brincadeira me ajuda socorro …meu marido saiu correndo chamou minha filha que logo entrou no quarto e viu que eu já estava toda torta e quase nao consegui mais falar e pedi me ajuda socorro.bom dentro da minha cabeça eu tinha certeza que eu estava tendo um AVC, eu só escutava as pessoas falando do meu lado e minha neta de 7 anos falando Jesus nao deixa minha vozinha ficar com a boquinha tortinha é eu ja estava toda torta sem poder me mexer é horrivel sentir isso.bom os bombeiros chegaram e rapidamente me tiraram da cama e ja escutei dizer é AVC o diaginóstico que eles achavam que era no exato momento, mas eles me diziam a senhora vai ficar boa e me colocaram no oxigenio rapido . cheguei ao hospital em menos de 40 minutos de acontecido foi tudo muito rapido com a graça de Deus agradesço ao meu marido e filha e aos bombeiros por serem tao eficientes .no hospital tbm me deram o diaguinóstico de AVC REVERSIVEL. fiquei lá e a medica me disse dona marcia a sra vai melhorar medicada e com oxigenio fiquei lá das 24:10 hs até 8:30 da manha do outro dia e os medicos me disseram nao encontramos nenhum hospital que tenha UTI disponivel para senhora, a senhora vai querer ficar aqui ou vai embora e procura com urgencia um hospital para ver o que foi isso de certeza… fui embora cheguei em casa tomei banho e fui me deitar ja que nao tinha fechado o olho a noite toda… me deitei e nao consegui porque fui ficando ruin novamente ai meu marido sai comigo correndo para o hospital e la fiquei enternada e ja comecaram a fazer uma serie de exames que por sorte peguei o melhor neuro que já vi na minha vida que disse só vai sair daqui quando eu saber exatamente o que a senhora teve, logo após a ressonancia maguinética ele veio no meu quarto e disse dona marcia a senhora nao teve um AVC … ufa fiquei feliz ai ele disse nao terminei a senhora tem um aneurisma cerebral… meu chão caiu… lele chamou de imediato um meuro cirurgião que me disse a senhora vai fazer uma angiografia cerebral para ver se é mesmo um aneurisma, resultado 2 aneurisma ai sim meu teto caiu fiquei triste chorei um monte naquele dia e depois enxuguei as lagrimas e disse para mim mesmo CREIO EM DEUS E SEI QUE VOU SAIR DESTA,faz 3 meses agora dia 11 de setembro que fiz embolização de 1 aneurisma e este mes de setembro dia 10 vou marcar a próxima cirurgia para embolizar o outro.nao sinto mais aquelas dores de cabeça mas agora tenho dores no corpo todo o dia todo de segunda a segunda eu fui diaginosticada já a muito tempo pelo meu ortopedista como fibromialgia mas a coisa ta piorando a cada dia mas eu vou levando porque estou aqui e agradesço todo o dia para Deus pela minha vida. então pessoal nao deixe um médico dizer a vcs é só mais uma dor como sempre ouvi vão atraz do que estão sentindo porque só quem sente é que sabe o que tem. Beijos a todos e boa sorte e saúde para todos.

Comentado por Mª Regina em 24/09/2012 - 22:06h:

Eu sentia muitas dores nas articulações,isto a 25 anos atraz, quando conheci CLORETO DE MAGNÈSIO e comecei tomar da seguinte forma: 33gm num litro dagua,tomar 3xao dia em xicara de café, quando acabar o primeiro litro faz-se o 2°e toma 2 x ao dia, acabando faz-se o 3° e toma 1 x ao dia e continua fazendo e tomando apenas 1 vez ao dia, em 6 mezes já não sentia mais nada. J´´a fez 25 anos e estou ótima. toda minha família tomar, não tem contra indicação.

Comentado por Mare em 26/09/2012 - 20:58h:

Eu sinto muitas dores no corpo todo. Não encontro posição para sentar e, principalmente, para dormir por conta das dores. Não é dor nos ossos. É dor na superfície do corpo. será que consegui me explicar? abraços

Comentado por Maria Teresa em 28/09/2012 - 07:12h:

Bom dia na verdade n sei o que tenho valta e meia sinto dor para todo o corpo por vezes não não encontro explicações e dor que vai vem fico por um meses sem sinter nada de repente apreçe

Comentado por sandra maria thomaz do nascimento em 05/10/2012 - 09:44h:

olá bom dia!
olha tive lendo realmente descobrir que eu só posso ter isso tbm, porque é tudo que eu sinto muita dor no corpo tristeza depressãomuito cansaço falta de ar dor nas perna e braço e pescoço inchaço é o que mais tenho sem forças pra trb.fadiga triesteza e se pudesse não faria nada e muita dor mesmo é a onde tira todo prazer até mesmo de viver é uma sensação horrivel tenebrosa não dá pra explicar é muito ruim demais agora quero saber qual o remédio bom pra isso pra tirar essas dores terrivel ok: o mais obrigado um abraço a equipe e tbm obrigado porque li que vcs através dai já ajudaram milhares de pessoas com esses problemas então vcs estão de parabéns tchauuuuu e obrigado até pra escrever as vezes tbm não dá é horrivel muito .

Comentado por Maria Luiza Machado em 16/10/2012 - 10:50h:

Olá bom dia!Gostaria de saber se os medicamentos que tomo são os indicados para a artrose e fibromialgia. são fluoxetina, sulfato de glicosamina,sulfato sódico de condroitina,cloridrato de ciclobenzaprina.

Comentado por rita em 04/11/2012 - 11:29h:

tenho muitas dores no corpo e quando acordo pela manhã ou qual quer hora quarse não ando com dores no corpo principalmente nos pés juelho, costa, ombros, maõs e punhos. ja pasei por uma depresao depois quer fiz uma cirugia no punho a famosa ler em 2004 sofro ate hoje

Comentado por Dirlei Roberto de Souza em 02/02/2013 - 11:11h:

OLÁ BOA TARDE!QUERO DIZER A TODOS QUE TEM ESSA DOENÇA, EXPERIMENTE CLORETO DE MAGNÉSIO,TOMEM 3 VEZES AO DIA E COM CERTEZA FICARÃO CURADOS,TEM QUE SER DILUÍDO EM UM LITRO DE ÁGUA MINERAL OU FERVIDA, PESQUISEM NO GOOGLE SOBRE O CLORETO DE MAGNÉSIIO,É BARATO E SE ENCONTRA EM QUALQUER FARMÁCIA.

Comentado por Dirlei Roberto de Souza em 02/02/2013 - 11:15h:

O CLORETO DE MAGNÉSIO TAMBÉM PODE SER ENCONTRADO EM CAPSULAS OU EM GOTAS,EU SOFRI 8 MESES COM NERVO CIÁTICO,ERAM DORES HORRÍVEIS E NÃO TINHA INJEÇÃO OU REMÉDIO QUE CURASSE,TOMEI O CLORETO DE MAGNÉSIO 3 VEZES AO DIA, E EM UM MÊS JA NÃO SENTIA MAIS DOR NENHUMA,CONTINUO TOMANDO AGORA DUAS VEZES AO DIA ,ELE SERVE PARA TODO TIDO DE DOENÇA E NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO!

Comentado por arleide silveriocom sertesa , o cloretode magnesio é muito eficaz,. eu tinha muitas dore de coluna lombar e servical ,sofria muito,veses que nem se quer podia repirar; fiz o uso do cloreto de magnesio, e hoje me considero curada, graças a Deus em 23/04/2013 - 16:39h:

sertesa , o cloreto de magnesio é muito eficaz,. Eu tinha muitas dore de coluna lombar e servical ,sofria muito,vezes que nem se quer podia repirar; fiz o uso do cloreto de magnesio, e hoje me considero curada, graças a Deus.# Não se esqueça que o Senhor Jesus cristo quando morreu na cruz do calvário ele mesmo levou sobre si todas as nossas dores, sofrimentos e enfermidades;é questão de crermos de fato e verdade que ele tem poder e autoridade para nos curar das enfermidades.A nossa fé no Senhor Jesus Cristo nos traz a solução de todos os problemas, pos todo problema tem solução, se não tivesse solução então não teria problemas: Não esqueça que Jesus é a chave (solução)

Comentado por carol em 15/10/2013 - 10:17h:

sou mais uma no grupo da dor,as vezes me bate um desanimo e muita dor e o pior q so nos q sentimos e q sabemos quem nao sente nao compreende ate acha q mentimos , isso e opior to perdendendo as esperanças as vezes desisto de tudo ,durmo v
cm dor e acordo cm dor e muito triste!

Comentado por Hosana em 29/08/2014 - 11:28h:

Há três anos sinto dores por todas a s junta,no começo era só joelho um a vez no agora já é o corpo inteiro,passo por uma reumatologista dois anos e meio,fiz varios exames e nada…ela não da um diagnostico eu vou ficando sei tratamento e assim vai,já nao sei mas o que fazer..

Comentado por zeni martins de Oliveira em 06/09/2014 - 10:10h:

Sofro como todos de fibromialgia a tal da dor cronica, Há mais ou 5 anos já nao sei o que é ter felicidade. Tenho problemas tambem com os tendoes e ligamentos, doem, se rompem, e me sinto muito cansada, com fadigas, febre, uma depressão muito grande que Graças ao bom Deus está sob controle, o medicamento que uso minha médica (Reumato), trouxe a primeira vez dos Estados Unidos, hoje podemos comprar aqui mesmo, chama-se CIMBALTA- tomo 60 mg, custa $120,00, mas o medico tem que dar um pedido para a industria dar um desconto de 50%. Sem de pressão a gente consegue suportar melhor as dores. Recorro muito a Deus para me fortalecer, mas confesso que não tenho mais vontade de viver. Não tomem remédios a base de corticoides,da inchaço, engordamos e perdemos nossa auto-estima que já é baixa. Faço hidro, mas com pouca vontade(não tenho disposição). Tudo que peço a Deus é que me ajude a suportar tudo isso ou me leve de uma vez embora; já que não atuo mais na minha profissão de professora, minhas filhas já cansaram e meu marido nem li-ga mais pra minhas queixas. Senhor tenha misericórdia de todos que sofrem dessa terrivel doença. Amem a nós todos.

Comentado por eu nao aguento mais de sofre da fribromialgia e piora na tpm vou tomar esse cloreto de magnesio estou feliz espero q menhoro fe em deus obrigada em 09/09/2014 - 15:23h:

estou feliz