Alívio para a enxaqueca

Especialista diz que remédios demais só pioram e ensina como se livrar da dor

Antônio Marinho – O Globo

http://www.diarioweb.com.br/noticias/imagensnoticias/artEnxaqueca_no98477.jpgO abuso de medicamentos para aliviar dores de cabeça só tem servido para aumentar o sofrimento. Em vez de alívio, o resultado é mais dor.

Esta é a conclusão de uma série de artigos publicados este mês na revista científica “Cephalalgia”. A dor de cabeça crônica, ou enxaqueca, afeta um em cada cem adultos e um em cada 200 adolescentes no mundo. Mas apenas nos Estados Unidos, 60% da pessoas com cefaléia crônica diária consomem analgésicos em excesso.

O médico Abouch Valenty Krymchantowski diz que o problema é comum no Brasil, um dos cinco países com maior consumo de analgésicos. E, para piorar, a maioria toma remédios por conta própria. Como resultado, a dor se torna diária, mostrou um estudo na revista “Migrâneas & Cefaléias”, da Sociedade Brasileira de Cefaléia.

Estudos sugerem que 12 a 15% da população mundial sofrem de enxaqueca, o que traz grande impacto social e econômico. Nos EUA, a perda de produtividade devido à doença custa mais de US$ 1 bilhão ao ano. Porém, pouca gente procura ajuda médica. Autor de sete livros sobre cefaléia e mais de 60 artigos em revistas especializadas, Krymchantowski afirma que o sucesso do tratamento da enxaqueca depende de um bom diagnóstico, adoção de estilo de vida saudável e uso adequado de remédios. A seguir, ele fala sobre as principais novidades no combate da dor de cabeça.

ORIGEM:
“A enxaqueca é uma doença neurológica crônica, de origem genética, que pode ou não causar dor de cabeça. Há pelo 150 tipos diferentes de cefaléias. As crises são acompanhadas de perda visual transitória, dor abdominal, suor frio, tonteira e dormência em parte do corpo. Algumas pessoas têm crises uma vez por mês, outras sofrem mais. Às vezes, a dor é intensa, mas ninguém sabe explicar o motivo.

O cérebro desses pacientes é muito sensível e reage mal a determinados estímulos, como alimentos, estresse, ciclo menstrual, exposição ao sol ou ao frio, entre outros. Provavelmente, as pessoas que sofrem várias crises têm alterações em mais de um gene. Obesidade, uma maior freqüência de dores, ronco e apnéia, traumas físicos e emocionais pioram a doença.

As mulheres são mais vulneráveis. A tendência é o alívio na gravidez e após a menopausa, porque há menos oscilação hormonal.”

DIAGNÓSTICO: “Não adianta pedir ressonâncias, tomografias e outros exames de imagem, o diagnóstico é clínico. Há um exame, o doppler transcraniano, que mostra alterações inespecíficas fora das crises, no fluxo e pulsação dos vasos cerebrais.

Porém não serve para diagnóstico. A maior dificuldade é a consulta rápida e desatenta. Além de conversa demorada e detalhada sobre as características da dor, é preciso exame neurológico apurado, que inclui fundo de olho, força muscular, reflexo e sensibilidade. Isso porque há doenças do cérebro que podem causar dor de cabeça. Porém, se a pessoa tem queixa de dor cabeça por vários anos e de forma intermitente, dificilmente será devido a um tumor ou aneurisma. O tempo máximo que um tumor cerebral causa só dor de cabeça é um mês . O aneurisma dói apenas quando se rompe. Cerca de 8% das pessoas têm aneurisma e não morrem por isso.”

BARREIRAS AO TRATAMENTO: “A principal dificuldade é o mau diagnóstico.

Além disso, o paciente precisa entender que a enxaqueca é uma doença crônica, que será tratada pelo resto da vida. Outro problema é controlar a enxaqueca com analgésicos. O abuso de medicamentos, ou seja, mais de dois analgésicos por semana prejudica muito o tratamento. Nenhum dos medicamentos conhecidos, vendidos sem receita e apresentados em comerciais de TV serve contra enxaqueca. A cafeína tem efeito analgésico e ajudar a acelerar a absorção de analgésicos, mas em excesso piora as crises.”

CONTROLE EFICAZ: “O prognóstico para quem sofre de enxaqueca é excelente, desde que a doença seja corretamente diagnosticada e o paciente siga a orientação do médico, na prevenção e no controle das crises. Como a enxaqueca compromete pelo menos cinco sistemas de neurotransmissores (dopamina, gaba, serotonina, noradrenalina e glutamato), se a pessoa tomar apenas um antidepressivo para atuar num desses sistemas até pode atenuar a dor, mas não reduzirá as crises. O ideal na prevenção é combinar de duas a três diferentes drogas, em doses menores. Isso propicia menos efeitos colaterais. Uma das classes de remédios mais usadas em prevenção são os antidepressivos tricíiclicos, que devem ser receitadas na dose mínima.

Assim o paciente não vai se queixar de ganho de peso, sonolência, boca seca etc.

Uma boa prevenção reduz a frequência das crises. E nesse caso pode-se incluir ainda substâncias modernas como os neuromoduladores.

Uma boa prevenção reduz 80% das crises.”

EFEITOS COLATERAIS:
“Alguns medicamentos atuam no neurotransmissor serotonina, que tem papel no mecanismo da fome.

Assim, o paciente sentirá desejo de comer mais açúcares. O problema é que o paciente não é informado desse efeito. Se essa droga for usada em menor dose, o risco de aumentar o apetite por doces é menor.” SEXO E EXERCÍCIOS: “O tratamento da enxaqueca requer ainda prática de atividade física, vida sexual regular (libera substância endorfina que traz sensação de bem-estar), noites bem dormidas, dieta adequada e controle do estresse.”

ALIMENTAÇÃO: “Cerca de 25% das pessoas com enxaqueca têm crises provocadas, às vezes, por alimentos. Mas não se pode afirmar que um alimento é o responsável. Há outros fatores envolvidos. Por exemplo, se a pessoa está no período menstrual, se expõe ao sol, está estressada e come queijo é quase certo sofrer uma crise. Alguns alimentos contêm substâncias que podem deflagrar a dor, principalmente aqueles compostos de substâncias que atuam sobre vasos sangüíneos, como tiramina (queijos e carnes), nitritos (cachorro-quente), glutamato monossódico, feniletilamina (em altos níveis no chocolate) e álcool.”

ABUSO DE MEDICAMENTOS:
“Qualquer dor de cabeça piora com o excesso de analgésicos, porque esse hábito deprime ainda mais o sistema antidor do cérebro, que na enxaqueca já está alterado. A dor se torna mais freqüente. Há casos de pessoas que acordam no meio da noite com dor de cabeça. Isso pode estar relacionado ao consumo em excesso de analgésicos.”

QUANDO TRATAR: “Quem se queixa de dor mais de duas vezes por semana é candidato a tratamento. Uma parcela de médicos preconiza que mesmo pacientes com crises esporádicas devem ser tratados de forma agressiva. Penso que nesses casos é melhor tentar primeiro mudanças de hábitos de vida, que proporcionem melhor alimentação, controle do estresse, bons hábitos de sono. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor o prognóstico. Pois, estimase que de 4% a 8% das crianças sofram de enxaqueca.”

RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO: “Isso ocorre em pessoas com outras doenças, como problemas psiquiátricos, especialmente depressão. Obesidade e sedentarismo também dificultam o tratamento.

Há ainda indivíduos com intolerância aos medicamentos disponíveis. Eles se beneficiam de tratamentos com psicoterapia e exercícios físicos. Em alguns casos, o uso de ansiolíticos ajuda a relaxar, e o paciente dorme melhor. Quanto à aplicação de toxina botulínica, essa alternativa não funciona em crises eventuais. Mas pesquisadores estudam sua indicação em pacientes refratários e com dor de cabeça localizada. Os resultados nesses casos são promissores.”

MEDICINA ALTERNATIVA:
“A homeopatia não funciona contra enxaqueca. Já a acupuntura pode servir como complemento. Estudos mostram que o efeito placebo funciona em até 30% dos casos. Dietas ricas em magnésio (alimentos verdes frescos, frutos do mar e nozes) e no aminoácido triptofano ( verduras frescas, feijão e cereais integrais) também podem ajudar.”

MITOS:
“Há pessoas que pensam que enxaqueca causa aneurisma.

Isso não é verdade. Outros acreditam que a origem é a vesícula, e que retirando esse órgão se livrarão do problema. Há quem pense que a causa é a prisão de ventre. Nada disso é verdade.”

FUTURO DO TRATAMENTO:
“A saída está na farmacogenética. Vamos saber quem vai reagir melhor ou pior a um determinado tratamento, em qual dose a droga terá que ser aplicada, qual apresentará menos efeitos colaterais.

Por enquanto, é preciso otimizar o que já existe, começando com doses mínimas. Porém, o médico precisa conhecer muito bem farmacologia. Ele tem que pedir ao paciente para adotar um estilo de vida saudável e anotar um diário sobre as crises para melhor controle do problema.”

49 COMENTÁRIOS PARA "Alívio para a enxaqueca":

Comentado por adriana em 11/11/2008 - 10:33h:

eu tenho enxaqueca me aparece um arcoirez nos meus olhos dura no maximo 20 minutos eu nao posso comer nada disso nem feijao nada de salada verde tudo me faz mal pq se esses alimentos é bom para enxaqueca queria uma explicaçao.

Comentado por jackeline em 22/11/2008 - 00:50h:

eu sofro este mal, as dores aparecem quando como um dos alimento citados acima, e duram em media tres dias. na maioria das vezes vou para o pronto socorro, pois nao consigo nem ficar de pé. gostaria de saber exatamente quais alimentos podem causar as dores, para que eu possa evita-los, pois as vezes como alguma coisa diferente e inicia- se a crise. desde ja agradeço.

Comentado por rosana em 05/12/2008 - 14:55h:

estou em uma crise de enxaqueca minhas mãos e ao redor do nariz estão dormentes,a visão embaralha,é um sensação terrível.chama-se enxaqueca com aurea,sinto vontade de gritar!

Comentado por junior calsone em 28/12/2008 - 16:19h:

tenho dores diárias. Ja faz muitos anos que é assim e tomo medicamentos como paretamol com cafeina.Meus exames não dao nada. Gostaria de saber se existe algum medicamento como sonridor caff, porém mais barato. Pois é unico capaz de me reestabelecer e tirar totalmente as dores do dia .

Comentado por Joselli em 05/01/2009 - 16:00h:

Sofro de cefa~léia crônica, a mais ou menos 5 anos, já fiz TC, consultei com diversos neurologistas. Atualmente estou fazendo tratamento com Nortriptilina, comecei com 10mg e agora o médico aumentou para 25mg/noite. Mas nada da dor diminuir, gostaria de saber se não existe outros tipos de tratamento, pois os que já fiz e faço não estão com muita resultividade.

Comentado por JAILTON em 08/01/2009 - 16:04h:

tenho crisesde enxaqueca a 18 anos tenho sofrido deste mal ,morei na europa tomei os melhores medicamentos , e nada ja tive crises ,de 35 dias diretos com dores , nada que faço me ajuda o que fazer.

Comentado por Robson Marques de Souza em 13/01/2009 - 12:50h:

Tenho finha que completa agora este mês 03 anos de idade, ela tem crises horriveis de dores de cabeça todos os meses seguidas de vômitos que temos que interna-la sempre por causa da desitratação, ela entra tb em sono profundo por até 48 horas e aparece vermelhidões em seu corpo, já fizemos todos exames neurológicos e repetidos e de erros inatos tudo normal, já fizemos tratamento com Vertix, Rivotril e por ultimo Depacote e nada de aliviar as crises ou espaça-las, vc poderia me indicar um médico especialista nessa área, estamos em desespero não sabemos mais a quem recorrer. obrigado

Comentado por luana em 31/01/2009 - 21:17h:

tenho fortes dores de cabeça durante o periodo pre menstrual,nao posso tomar medicamentos com cafeina o que eu presizo fazer para controlar esta dor

Comentado por Luana Mendes Gabriel em 27/02/2009 - 18:45h:

Eu não sei mais o que eu fasso tenho dores de cabeça frequentemente as vezes chego a ficar uma semana com foprtes dores de cabeça tome remedios e ela não melhora eu fico desesperada vou parar no hospital vômito muito sinto fortes tonturas será que meu caso já está muito agravado?e o caso de fazer um tratamento?

Comentado por silvana da silveira kmiecik em 13/03/2009 - 08:28h:

tenho dores de cabeça todos os dias tomo analgesico todos os dias tambem tomo
um medicamento receitado pelo medico propanolol 40mg´mais não tem resolvido
agradeço se for atendida obrigado

Comentado por ROSANGELA em 23/04/2009 - 17:38h:

TENHO ENCHAQUECA PELO MENOS 04 VEZES AO MES.
NÃO SEI COMO CUIDAR E NEM AONDE ARRUMAR UM ESPECIALISTA BOM. MORO NO INTERIOR A CIDADE MAIS PROXIMA E BELO HORIZONTE. ME INDIQUE UM MEDICO POR FAVOR, ME AJUDE,NÃO AGUENTO MAIS ESTA DOR. CHEGO A TOMAR INJEÇÃO PARA DOR NA VEIA E NÃO FAZ EFEITO. OBRIGADA

Comentado por marineide fernandes em 02/05/2009 - 12:38h:

SOFRO DE ENXAQUECA A ANOS, MORO NO EXTREMO SUL DA BAHIA(ITAMARAJU), PODERIA ME INDICAR UM ESPECIALISTA MAIS PROXIMO. NAO AGUENTO MAIS, AS CRISES SAO MUITO FORTE ACABO FICANDO DEPRESSIVA..POR FAVOR ME AJUDE…

Comentado por adriana em 12/05/2009 - 10:49h:

eu tenho enxaqueca me aparece um arcoirez nos meus olhos que dura no maximo uma meia hora depois vem o vomito porinquanto que eu nao vomitar tudo uma agua verde a dor de cabeça nao passa,nunca mais eu pude comer saladas verdes feijao,leite,queijos etc.mesmo fora da crise eu vomito logo que au como essas coisas faço tratamento medico com um psiquiatra mas nao adianta nada parece pior tenho uma crise de voimitos ao acordar ate a noite nao aquento mais me da uma luz por favor,ha tomo amipramina 25 mg 8 durante o dia mais amitriptilina 25 mg duas no dia.agradeço des de já adri

Comentado por eliana em 07/06/2009 - 09:02h:

Sempre tive dores de cabe regulares, mas atualmente as dores são insupotaveis como uma pressão no cerebro, tontura, vomito e sono por pelo menos 48 horas, fiquei internada uma noite inteira. Percebo que há um agravamento quando tomo suco com leite de soja. Tenho mais de 50 anos. Qual seria a melhor indicação de tratamento? Que especialista devo procurar?

Comentado por ilma em 17/06/2009 - 14:14h:

tenho enxaqueca diariamente, já fiz tratamento e nada adiantou.Fiz tomografia eo diagnostico foi diminuiçao no parenquima.Tem haver?

Comentado por sara dos Santos em 29/07/2009 - 20:04h:

oRE A DEUS, DIGA A ELE Q VC PRECISA DELE E QUE SEM ELE VC NAUM É NADA,CONFESSE , PEÇA COM FÉ E NAUM DUVIDE, COM CERTEZA VC TERÁ RESULTADOS SURPREENDENTES, ALÉM DE CURAR A SUA DOR, CURARÁ SUA ALMA TABMBÉM E VC IRÁ AJUDAR OUTRAS PESSOAS Q AINDA NAUM CONSEGUIRAM ALCANÇAR ESSA VITÓRIA.

Comentado por ROSALDA BERNARDO em 13/09/2009 - 18:17h:

EU TINHA DORES DE CABEÇA QUASE QUE DIARIMANTE, COMEÇEI A TOMAR PROPONOLOL 40MG DIARIAMENTE, MEIO PELA MANHÃ E MEIO A TARDE, AS DORES MELHORARAM PRATICAMENTE 100%, GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE ME CAUSAR UM PROBLEMA FUTURO, JÁ QUE FAZ 2,5 ANOS QUE ESTOU TOMANDO A MEDICAÇÃO, MAS ME SINTO MUITO BEM COM ELA, SÓ TENHO MEDO QUE PODERÁ INFLUENCIAR EM OUTROS PROBLEMAS.
SERÁ QUE POSSO CONTINUAR TOMANDO?

Comentado por ELAINE em 24/12/2009 - 09:52h:

AS MINHAS CRISES SÃO TERRÍVEIS! PARECE QUE TODAS AS VEZES TEREI UM AVC. ALGUÉM PODERIA ME DIZER QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE PIORAM A DOENÇA? OBRIGADA!

Comentado por DULCE em 19/01/2010 - 18:48h:

TENHO 48 ANOS,SOFRO DE ENXAQUECA FORTÌSSIMA À 20 ANOS,NAO SEI MAIS O QUE FAZER,PERDI PARTE DA MINHA VIDA COM ISSO PQ NAO CONSEGUI FAZER UMA FACULCADE.TENHO CRISES 4 A 5 VEZES AO MES ,JÀ TIVE VONTADE DE MORRER.OS REMÈDIOS ANALGÈSICOS EM EXCESSO DÀ UMA DEPRESSAO TERRIVEL,EU TO DESAFIANDO A MEDICINA,INVENTAM VACINAS PRA TUDO ,OU QUASE TUDO,QDO VAO PENSAR NESSA POPULAÇAO QUE SOFRE TANTO COM ISSO ?EU TOPO SER COBAIA.NA MINHA OPINIAO ,NAO TRATAM ESSA DOENÇA COM O VALOR DEVIDO,ISSO È MUITO TRISTE.

Comentado por Marcelo Ribeiro de Oliveira em 02/02/2010 - 15:44h:

Olha só gente, eu as vezes acontece de ter enxaquecas e me aparece um arco iris nos meus olhos, tomo um comprimido de VERTIX e em 15 minutos some e melhoro.
Foi a única coisa que me ajudou, espero ajudar vocês. Mas leiam a bula porque existe contra-indicação.
Abraços.

Comentado por Enxaqueca em 04/02/2010 - 10:42h:

Gostei muito do site irei freqüentá-lo mais vezes. Sofri muitos anos com essa doença, hoje estou livre já vai fazer uns 2 anos, não é propaganda não mas uma dica que eu dou é o site http://cefaleias.com.br/enxaqueca , tem muita informações sobre enxaqueca, ansiedade, depressão, dor de cabeça, e cefaléia em salvas. Espero que gostem da dica e que eu tenha ajudado.

Comentado por Ana em 07/04/2010 - 19:37h:

Aff, um doutor tão conceituado permitir que escrevam tsnta coisa sobre a doença! Dá até desanimo

Comentado por Maria Amélia em 07/04/2010 - 19:40h:

Paguei 600,oo de ponte aérea para passar com esse doutor, gastei mais 400,00 na consulta e ELE NÃO RESOLVEU NADA. Precreveu o mesmo que os outros doutorzinhos de convênio haviam prescrevido. Gastei $ e ele não solucionou absolutamente nada. Pior é que era minha única esperança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentado por Aline em 10/04/2010 - 21:17h:

Caramba eu já estava a ponto de fazer o mesmo que a Maria Amélia, tendo em vista que já fui em 3 profissionais tenho em média 15 dias de dores de cabeça por mês e nenhum médico conseguiu resolver o meu problema, gasto uma grana com remédios e mais remédios e de nada adianta, só remédio caro! A minha única esperança era esse médico já estava pensando em fazer um esforço e pagar a consulta caríssima desse doutor, já que ele não aceita nenhum plano, mas pelo que estou vendo, vai ser apenas mais um. Não sei o que fazer!!!

Comentado por noemi em 17/05/2010 - 13:34h:

tenho enxaqueca todos os meses as veses ate duas vezes ao mes,mas descobri que ao primeiro sinal de dor de cabeca devo tomar o remedio tomo butalbital e ja em seguida tomo remedio para cortar a nausia e me deito num quarto escuro e quieto com uma bolsa de gelo na cabeca,tomo muita agua para nao desidratar,as vezes tenho que tomar clonazenpan pois tenho crise de panico depois que faco tudo isso durmo bastante e vou melhorando sorte pra vc…..

Comentado por Paulo Coelho em 22/09/2010 - 12:22h:

Sofro deste mal a 35 anos, hoje tenho 50. Fui ao medico e ele me passou o VERTIX para tomar durante 90 dias direto um comprimido a noite. Apos 15 dias acabou minhas dores de cabeça, fico uns 6 mêses sem ter dor de cabeça apos o tratamento.
Quando tenho este mal eu fico com VOMITO,VISÃO EMBARALHADA,SENSIBILIDADE AO BARULHO E MUITA DOR ATRAZ DOS OLHOS.Não tome medicamento sem um medico lhe orientar.fone 031 91528500

Comentado por antonia em 23/10/2010 - 12:07h:

tenho tonturas diarias,párece estar andando em ovos, não chego cair, mas é todo dia cabeça pesada, como estivesse bebido. Tenho que procurar que tipo de medicação e medico, já fiz todo exame para ver se é labirintide tudo descartado, me informe, agradeço pela atenção.

Comentado por JORIS em 04/12/2010 - 22:48h:

Tenho 36 anos e convivo com as dores a mais de 20 anos, é um orror,não tomo refrigerantes pretos e nem amarelos, evito o café e comidas requentadas, mas é só eu levar um susto ou entrar no ciclo mestrual ou ovulal, lá está a dor de cabeça que as vezes dura semanas. meu neurologista me passou antidepressivo mas eu não tomo,pois fico com muito sono no trabalho.agora tomo cefalive que ameniza a dor,mas me tira o sono de vez! o que faço?

Comentado por ROSE LMEIDA em 05/12/2010 - 16:18h:

SOFRO A ANOS COM ENXAQUECA,ESTOU INDO A BH DE FERIAS E GOSTARIA QUE ME INDICASSEM UM ESPECIALISTA POIS QUERO E PRECISO URGENTE DE UM TRATAMENTO.JA FIZ VARIOS E NÃO TIVE SORTE.

Comentado por marcia em 06/03/2011 - 14:21h:

MEU MARIDO SOFRE DESSE MAL DESDE ADOLESCENTE, HJ ELE ESTA COM 50 ANOS E NESTE MOMENTO Q ESCREVO ELE ESTA NUMA CRISE DE 4 DIAS, VOMITA O DIA TD, N TEM MEDICAMENTO Q N TENHA TESTADO, N SABEMOS + O Q FAZER, NOS AJUDEM, POR FAVOR.

Comentado por naiara em 23/04/2011 - 13:54h:

Sofro muito de enxaqueca,levei nuito tempo para saber qual era meu problema.Graças a deus ja sei o que tenho assim fica mas facil de conter e evitar a orrivel crise,estou melhor mas de ves em quando ainda tenho fortes dores e é ruin pois vc fas tudo com cautela com medo de dar a dor.tenho sorte por ter um marido que cuida de mim quando estou em crise,me tranco no quarto sem luzes,barulhos e etc.So quem tem para saber o tamanho do sofrimento….

Comentado por marcia f s pereira em 15/07/2011 - 20:25h:

tinha crise de exaqueca a 8 anos ja tinha tmado tdos os tipos de analgesico k me indicavam mas de nada adiantava .sofri muito ate teve um epoca k passei em 11 clinico geral ate k um dia resolvi pagar um neuro ele recomendou a fazer uma tomografia fiz e graça a deus nada deu de mas grave era enxaqueca dai ele passou uma formula c nortriptilina 20 mg ,propanolol 40 ml fiz e graça a deus estou bem .olha se soubessem desta formula antes nao tinha sofrido tanto anos

Comentado por Edvania em 15/02/2012 - 18:24h:

Tenho enxaqueca e depressão. O médico receitou Pamelor (cloridrato de nortriptilina) numa dose pequena, 50mg/dia, resolvi tomar somente 25mg/dia por medo dos efeitos, parece um milagre. A dor de cabeça sumiu até na fase menstrual e a depressão está controlada. Entrei também na musculação o que ajudou muito. Consegui tudo isso com apenas um mês e meio de tratamento. Deus é bom. A cura também pode vir em forma de um tratamento eficaz.

Comentado por livia em 21/03/2012 - 22:33h:

Eu tenho apenas 14 anos, e tenho fortes dores de cabeça principalmente depois de discursoes com familiares, quando fico com muita raiva de alguma coisa, me esponho ao sol. Minha familia paterna tambem sofre dessas dores. Não tenho um bom relacionamento com meu pai, minha mã e amo muito mas ela quase não deixa eu curti minha idade sair com meus amigos, e isso me afeta emiocionalmente. Já dei um inicio de depressao. Gente ME AJUDA. NÃO AGUENTO MAIS DORES, É QUASE TODOS OS DIAS. JÁ PROCUREI MEDICO COM MINHA MAE MAS NAUM DEU EM NADA. CONTO COM AJUDA DE VOCÊS. =/

Comentado por mariana em 17/04/2012 - 09:56h:

eu tenho essas crises toda semana. antes de cada dor de cabeça eu fico parcialmente cega, nao consigo enxergar quase nada esse sintoma dura cerca de 30 minutos antes da crise. é horrivel ter enxaqueca com aura. gostaria de saber um remedio bom pra isso. e pra piorar eu tenho labirintite.

Comentado por Patricia em 17/05/2012 - 08:46h:

Tenho dor de cabeça (enxaqueca) quase todos os dias e vem acompanhada de muito enjoo, já tomei vários remédios e nada… VERTIX, SIBELLIUM, FÓRMULA e nada, gostaria de saber um remédio bom que eu possa estar fazendo tratamento.

Comentado por Maria Eduarda em 31/07/2012 - 14:32h:

Sofro de enxaqueca desde os 12/13 anos. A minha é hereditária, herdei da minha avó materna. Durante muitos anos tomei diversos remédios (cafilisador, cafiaspirina,aspirina, etc), os resultados eram momentâneos. Já adulta depois de muito sofrer e achar erroneamente que estava com alguma coisa no cérebro, resolvi procurar um neurologista. Após uma longa conversa, ele me receitou nortriptilina 25mg, um comprimido a noite e no momento das crises ibuprofeno 600mg até 2 comprimidos. Os resultados estão sendo muito bons. Deixei de ter enxaqueca? Claro que não, mas as dores não são frequentes (uma semana) e ao tomar o ibuprofeno a dor quase que cessa mais rapidamente. Claro que procuro evitar o que provoca a dor de cabeça (luzes fortes, cheiros fortes, barulhos altos, sol, fumaça de qualquer espécie, principalmente cigarro, ficar mais de três horas sem comer), tento evitar stress, ansiedade, preocupações, mas é muito dificil nos dias de hoje. Mas graças ao neurologista e aos medicamentos, me sinto 80% melhor.

Comentado por evandro xavier de sousa em 21/08/2012 - 15:40h:

olá, tenho 37 anos e a sofro de enchaqueca a mais de 10 anos, andei por alguns neurologistas e nada fui levado as pressas varias vezes para tomar engecao na veia. até que me indicaram o doutor jacinto lay, um medico muito bom, dai venho fazendo o tratamento com ele a mais de 4 anos e tenho melhorado bastante.

Comentado por Márcia Magali em 08/09/2012 - 21:01h:

Olá, boa noite:
è muito bom poder compartilhar com quem entende do problema “Enxaqueca”, estou com 32 anos e tenho enxaqueca a bastante tempo, acho que desde que eu era criança. As minhas crises atacam se estou feliz de mais, se estou nervosa, se como algo gorduroso, por exemplo o pão de queijo; se fico muito ansiosa no caso de quando eu viajo pra algum lugar…minhas amigas que já viajaram comigo que o diga rs, enfim… já fiz tudo que é exame e o que sempre ouvi é que tenho enxaqueca. Simplesmente remédio de farmácia pra mim não adianta, e nas ultimas vezes que fui parar no hospital com crises fortes, nem o coquetel na veia adiantou. Descobri um neurologista muito bom que me receitou antidepressivo, ele disse que é a melhor forma de tratar enxaqueca, de fato ele me mandou manipular Nortriptilina 8 mg e escitalopram 8 mg, não tive mais crises, porém me deu uma fome de leão, e pesquisando e conversando com o médico ele me explicou que escitalopram aumenta o apetite, eu tentei por longos 6 meses me adaptar ao uso do medicamento, na ultima vez ele mandou manipular Nortriptilina 8 mg e escitalopram 5 mg, mas mesmo assim continuei a comer… então voltei no médico e conversei com ele que não queria mais tomar o Escitalopram, pois engordei um quilo por mês e onde poderia parar… ele aumentou a dose do Nortriptilina (agora 12mg) e tirou o escitalopram, estou otimista que terei bom resultado, espero que sim.
Boa sorte a todos que lutam como eu pra se curar dessa doença que é a “enxaqueca”.

Comentado por Francisco Almeida em 11/09/2012 - 15:27h:

Tenho 49 anos ,Sofro com esta enxaqueca a mais de 20 anos e muito sofrimento todos os dias você esta com dor de cabeça querendo ir aos lugares sem puder só se enchendo de remédio é muito triste graças a Deus que depois de ir a vários médicos clínicos um medico clinico mim indico um neurologista amigo dele marquei uma consulta o neuro mim passou NORTRIPTILINA 25 mg um comprimido pela manha e outro a noite sempre no mesmo horário mim cinto melhor ainda tenho dor de cabeça com menos freqüência segundo o neuro o tratamento é de 06 meses uma vês por mês vou ate la so tem um problema esta medicação faz você fica com menos vontade de pratica sexo se eu não tivesse a mulher que tenho não sei como eu faria.

Comentado por luciana em 20/10/2012 - 17:05h:

Gente…tomem o Zomig OD é o único remédio que resolve,coloquem o debaixo da lingua e deitem,depois de 30 ou 40 min,a dor some,parece que vc nunca teve dor,espero ajudar alguém.

Comentado por Paula mafus em 16/11/2012 - 19:22h:

Estou com dor de cabeça a 3 semanas Eustou um pouco nervosa por que as minhas dores não passavam de três dias fui na neuro ela me prefeito Petrópolis 10mg espero que passe estou com medo por que ele é um anti depressivo mas não aumento mais essas dores boa sorte a todos q estão enfrentando essas crises

Comentado por Laryssa em 19/01/2013 - 11:59h:

é muito triste ter enchaqueca eu tenho apenas 15 anos sofro com isso des dos 13 mais ou menos meu olhos ficam parecendo q ta formingando depois fika preto de um lado quase ñ enchergo direito dura uns 15 minutos é horrivel me da desespero ate choro de nervos mais q deus tenha misericordia de nos ne? pq os homens ainda ñ podem fazer nd por nos

Comentado por Isabel em 04/02/2013 - 23:52h:

Sinto muita tontura cabeça pesada nao sei esplicar as vezes parese esta adormecida minha cabeça

Comentado por Ana luiza em 05/02/2013 - 14:03h:

minha mãe ta com dor de enxaqueca muito forte preciso de ajuda..

Comentado por Keilane Macedo em 25/02/2013 - 00:23h:

Tenho 19 anos,e desde os 10 sofro com enxaqueca… minhas crises não são tão frequentes,sinto umas 3 ou 4 vzs por ano’e passos de 3 dias a uma semana com fortes dores de cabeça, e vomitando!são dias terriveis q não consigo nem fik em pé! e ainda não descobri como evitar essa dores,tomo remedios,ms a dor não passa..não sei mais o q fzr”

Comentado por Angelica em 04/03/2013 - 12:03h:

Eu sinto uma dor na cabeca muito forte nao consigo comer e nem barulho algum quando ataca a enxaqueca tenho a visao embaralhada e depois que melhora a visao vem a dor de cabeca insuportavel tomo remedio mas fico me sentindo mal poruqe nao consigo comer fico com a sensacao que vou desmaiar a qualquer momento…
se alguem souber alguma receita ate caseira mesmo, to aceitando tudo.

Comentado por patricia em 04/06/2013 - 09:40h:

A minha enxaqueca so ataca quando fico mestruada,o que fazer para tratar pq fico muito mal com enjoos e vomitos e uma dor terrivel de cabeça.Obrigada

Comentado por Paula em 09/09/2014 - 10:37h:

Tenho dores fortes todos os dias da minha vida. Não aguento mais.