Mulheres ganham 38,5% menos no país

http://2.bp.blogspot.com/_CZw0XHH-Mvw/R6ShZ0FcxPI/AAAAAAAAACg/qJrv8Or6o0Q/S692/Imag002.jpg

De Genebra – VALOR

O salário médio das mulheres no Brasil seria 38,5% inferior ao dos homens nos mesmos cargos, quase o dobro da diferença salarial globalmente, segundo a Confederação Sindical Internacional (CSI). Com esse percentual, o Brasil registra a maior desigualdade de salários entre homens e mulheres numa pesquisa realizada pela CSI com 300 mil pessoas em 20 países, com o risco desse fosso aumentar com a crise econômica. Pela pesquisa, o fosso salarial mundial é de 22%, comparado a 16,5% pelos dados oficiais. Ou seja, a desigualdade é bem maior do que os governos normalmente admitem.

A CSI diz representar 170 milhões de empregados em 312 organizações afiliadas de 157 países e divulgou os dados antes da publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a situação das mulheres na economia. A diferença salarial média vai de 38,5% no Brasil a 11% no Paraguai. Na vizinha Argentina, as mulheres ganham 29% menos que os homens.

O informe confirma que a qualificação acaba jogando contra as mulheres. Aquelas com mais qualificação educativa sofrem uma brecha salarial maior em comparação com os homens com formação similar.

A diferença de salários aumenta também com a idade. Na medida em que os cargos de mais responsabilidade são atribuídos a pessoas mais experientes, ficam sobretudo com os homens, com mais anos de serviço. A CSI mostra também que a diferença salarial entre homens e mulheres é quase idêntica no setor privado e no setor público no Brasil. O estudo mostra que as mulheres ganham 34% a menos na área de serviços, que inclui bancos, marketing etc. A diferença na indústria e agricultura seria de 30,5%.

Sharan Burrow, presidente da CSI, diz existir “discriminação tanto aberta como sutil contra as mulheres no mercado de trabalho e no local de trabalho, de maneira que os empregadores, sobretudo no setor privado, as promovem a postos com remuneração menor”.

O estudo da confederação examina também o impacto da crise econômica sobre as mulheres, notando que as consequências são negativas em setores industriais de exportação e na agricultura. A tendência seria de substituir o emprego regular por contratação temporária.

A pesquisa também aborda a violência contra as mulheres, com base em estudo divulgado em 2005 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), chamando atenção para suas consequências no emprego e na situação econômica das mulheres. (AM)

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

1 COMENTÁRIO PARA "Mulheres ganham 38,5% menos no país":

Comentado por PRISCILA NASCIMENTO em 06/03/2009 - 10:50h:

Apenas para divulgação

Bom dia,senhor Leandro Cipolone,venho aqui expor meu descontentamento com a falta de ética profissional de vossas funcionárias,as quais ao tornarem público as denuncias de agressões sofridas pelos professores por parte dos alunos,se quer tiveram a licitude de mostrar com mais veemência a veracidade do outro lado da história.Aquela onde há crianças e adolescentes também agredidos e assim vítimas.Pois que culpa tem essas crianças da mazela do estado e de suas administrações municipais,muitas vezes corrompidas pela ganância de seres desumanos,que se esquecem que estão lidando com vidas de pessoas em fase de formação psicológica.Para esses menores as condções são as mesmas que as dos professores e até pior vão a escola em busca de alimento e acabam tratados como porcos comendo restos,e maltratados por professores (QUE SÃO SERES HUMANOS COM MALDADE,POIS NÃO É A PROFISSÃO E NEM AS CONDIÇÕES QUE DEVERIAM JUSTIFICAR AS MALDADES DE AMBOS OS LADOS,POIS SE O FOSSE NÃO DEVERÍAMOS TER PADRES PEDÓFILOS,POLICIAIS TRAFICANTES E NEM AUTORIDADES DO ALTO ESCALÃO CORROMPIDOS).Por isso ao dar entrevista a senhora dissimulada sem caracter vossa repórter THAÍS QUE SE DEMOSTROU CHOCADA E SENSIBILIZADA COM MEUS RELATOS EMBASADOS NAS PROVAS POR ELA RETIDAS,QUE JÁ QUE NÃO TIVERAM VALIA DETERMINO QUE ME DEVOLVAM.Uma vez que percebi que o interesse da REDE RECORD foi a DE DENEGRIR,CONSTRANGER,EXPOR,HUMILHAR, DESMERECER E COMPARAR TODAS AS CRIANÇAS DA REDE PÚBLICAS AS CRIANÇAS DA FUNDAÇÃO CASA AS QUAIS ESTÃO LÁ PORQUE COMETERAM ALGUM DELITO.Até acredito que lá sim séria um risco para os professores que lá ministram aulas,já que queriam se passar por vitimas tratando os alunos como maus elementos.Mas mesmo assim até os menores infratores são protegidos pelo ECA.Tenho conhecimento de causa uma vez que minha mãe trabalhou na secretária dos menor com a VICE DO KASSAB DR ª ALDA MARCO ANTONIO.E tem mais diga a senhora ALINE e THAÍS para estudarem ou pesquisarem leis e estatutos antes de elaborarem uma pauta tão importante como está.Pois toda agressão gera consequências não só físicas mas judiciais,principalmente se tratando de menor.E diga a elas que não sou desequilibrada porque desviei o assunto citando juízes e promotores,estes d vara da infância.Apenas quis mostrar a que grau chegou a agressão sofrida pelo meu filho por parte de uma professora,que quase destruiu a vida de minhas familia,tudo porque gravei a aula.MAS DE QUE INTERESSA A VERDADE JÁ QUE A INTENÇÃO DA TEVE RECORD ERA TRANSFORMAR AS CRIANÇAS EM DELINQUENTES.POR ISSO DIGO E AFIRMO AQUI,SE HÁ MENORES INFRATORES FUTUROS ADULTOS MELIANTES PODE TER CERTEZA A TV RECORD TERÁ POR PARTICIPAÇÃO NISSO,POIS SERÃO PRODUTO DO MEIO EM QUE VIVEM.

Peço a gentileza,a mesma e com educação que encaminhe meus documentos com cd contendo as gravações verdadeiras e não forjadas e maquiadas,estás que era a que suas funcionárias esperavam que eu fosse uma atriz,ou um boneco manipulado a dizer o que esperam que diga amem.SE TINHAM ALGUM EMPECILHO EM FALAR A VERDADE POR TEREM MEDO OU VINCULO COM AUTORIDADES APENAS TIVESSEM SIDO HONESTOS,POIS SEI RESPEITAR SEM PRECISAR TOMAR A POSTURA DESONESTA E DESUMANA A QUAL FOI TOMADA PELA DONA THAÍS E ALINE QUE FOI MUITO BEM RECEBIDA NA RESIDÊNCIA DE DONA VILMA QUE EM NENHUM MOMENTO PROFERIU OFENSAS.

DESDE JÁ AGRADEÇO E POR MAIS QUE ACOMPANHEI A TEVE RECORD JAMAIS ACREDITEI QUE TERIAM TAL POSTURA LEVIANA A PONTO DE PERMITIR LESAR PESSOAS INOCENTES,PERGUNTO EU AO SENHOR O SENHOR TEM FILHOS E FAMILIA?ENTÃO PENSE QUE ISSO PODE ACONTECER COM QUALQUER UM.

FONE:(11)9857-9830 Priscila MÃE INCONFORMADA COM A MATÉRIA DIVULGADA NA TEVE RECORD PROFESSOR PROFISSÃO DE RISCO